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terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto "Caça ao Tesouro"

Para aqueles que não conhecem a proposta do Projeto "Caça ao Tesouro" posto aqui. É uma maneira que a Informática encontrou dentro da proposta de Valorização da Escola da Instituição de estar participando ativamente.
Foi feito, tendo como pano de fundo, os objetivos do milênio da ONU. Abaixo o projeto:


Projeto Caça ao Tesouro


Justificativa – De acordo com os objetivos do milênio da ONU, onde ela pontua 8 jeitos de mudar o mundo, um deles vai ao encontro da proposta da FUNDHAS de Valorização da Escola. Abaixo, na íntegra esse jeito, destacando os pontos principais para esse projeto

“ 2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS
Não há o que discutir, todos têm direito a educação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclo básico.

O Brasil é o sétimo país do mundo em número de analfabetos, sendo que 18 milhões destes nunca passaram pela escola.

SUGESTÕES DE AÇÕES:

Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.
Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.
Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos.
Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer.
Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências.
Identificar crianças fora da escola e encaminhá-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade.
Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando seu desempenho.
Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a freqüentar um curso de alfabetização.
Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.”

O CRDT, visando auxiliar as crianças e adolescentes no acesso aos boletins escolares participa com os profissionais de Informática, buscando facilitar e promover essa condição.

Objetivo – Viabilizar, motivar e valorizar a participação das crianças e adolescentes da FUNDHAS nas Escolas que estão inseridos, visando melhorar o desempenho escolar dos mesmos. E servindo como recurso para os profissionais desenvolverem atividades auxiliando nas defasagens.

Desenvolvimento – De acordo com as datas previstas e que vão ao encontro das notas lançadas bimestralmente, os educadores sociais de informática e os Professores I, farão junto com as crianças e adolescentes, por grupos, o acesso aos boletins escolares.
Depois de todos os grupos terem acessado, deverão gerar um gráfico, dando ênfase nas notas e faltas. Os grupos que tiverem melhor desempenho em falta e em notas, terão a foto dos grupos como destaque no mural da Unidade.

Participantes – Todos os Educadores Sociais de Informática, Professores I, crianças e adolescentes.

Data Prevista – 17 a 21/05/2010 – Para o segundo semestre será marcada no planejamento de julho.

Avaliação – O projeto será avaliado de acordo com as atividades desenvolvidas – acesso aos boletins, geração dos gráficos e divulgação das fotos.

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